8 de dezembro de 2014

Obras a preço de custo

A construção pelo sistema de condomínio fechado é uma construção a preço de custo, fiscalizada pelos condôminos a qualquer hora, em qualquer circunstância. O ritmo e o andamento da obra é determinado em assembleia pelos condôminos. A construtora elabora um projeto do empreendimento, faz o orçamento total da obra, e as pessoas interessadas formalizam a sua adesão ao grupo de condôminos mediante o pagamento de uma taxa.

Esse grupo será responsável pelo fornecimento do capital necessário para todos os custos gerados pelo empreendimento, até a sua conclusão e entrega formal, incluindo não apenas os custos de construção, mas também impostos, taxas, emolumentos, despesas legais, etc.

A modalidade está submetida à rígida disciplina da lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
Cabe à construtora a responsabilidade técnica pela condução da obra e pela gerência de todas as atividades administrativas, que serão remuneradas pela cobrança de um percentual sobre os valores do custo previsto, sendo contratado um escritório de contabilidade para a gerência contábil e financeira.

Esse percentual já está incluído no orçamento da obra, e todas as despesas podem ser apreciadas, a qualquer tempo, através de prestações de contas elaboradas mensalmente para acompanhamento dos condôminos, que elegem uma comissão de representantes para este fim.
A transparência de todo o processo ajuda a evitar desperdícios, tornando o custo do imóvel ainda mais atraente para o morador ou investidor face aos preços de mercado, que costumam ser de 20 a 30% mais altos, de acordo com a localização.

Atuando desde 1995 no mercado de condomínio fechado, a Construtora Borille construiu uma história de credibilidade não só pela qualidade dos empreendimentos, mas também por fatores que vão além da legislação que rege a construção em condomínio fechado.

Como se calcula o valor de cada unidade?

O valor total do orçamento da obra, incluindo a taxa de administração da Construtora Borille, é rateado proporcionalmente ao valor de avaliação de cada unidade. O tamanho, a localização e o pavimento são levados em consideração para se calcular a fração de rateio dos custos unitários.

E como são feitos os pagamentos?

Podem ser feitos em parcelas mensais, com ou sem intermediárias (balão), de acordo com definição dos próprios condôminos em assembleia.

Como é definido o ritmo e prazo da obra?

A Construtura elabora um cronograma físico sugestivo da obra, porém o andamento, ritmo e prazo do condomínio é determinado em assembleia pelos condôminos. Desta forma, o prazo da obra não é uma decisão da Construtora Borille, mas sim dos condôminos em assembleia.

Existe o plano de acordo com a conveniência do cliente?

Não, somente o plano padrão como referência.

O que eu ganho se eu pagar à vista pelo imóvel, ou seja, antecipando todas as parcelas?

Não se pode pagar o seu imóvel à vista ou antecipar valores; salvo se definido em assembleia por todos os condôminos.

E se eu participar do condomínio e quiser fazer meus pagamentos mais ao final da obra?

A obra é executada com recursos dos condôminos, não podendo efetuar o pagamento no final da obra. Deve-se efetuar o pagamento das parcelas mensalmente.

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos?

O condomínio tem uma conta bancária específica onde são depositadas todas as suas receitas. Cada condômino fica responsável por creditar ao condomínio o valor previsto de sua unidade, de forma a totalizar, com os demais, o valor orçado previsto da obra.

O que eu faço para participar de um condomínio fechado?

Para participar do condomínio, o condômino paga à corretora de imóveis ou ao corretor uma taxa de adesão que corresponde à corretagem, divulgação, lançamento e todas as despesas preliminares, tais como: anteprojetos, negociações com terreno e outras despesas de viabilização do empreendimento.

Como são administrados os recursos do condomínio?

Todos os pagamentos são efetuados diretamente na conta do condomínio-obra, que tem pessoa jurídica e conta bancária própria, independente da Construtora Borille e dos demais condomínios. A Construtora Borille gerencia e administra a parte técnica da obra e contrata-se um escritório de contabilidade que faz a gestão contábil e financeira, prestando contas aos condôminos e à comissão de representantes.

A Construtora Borille vende apartamentos? 

Não. O que a Borille vende são seus serviços: na formação de um condomínio fechado, que é pago a título de adesão, e na execução da obra a Construtora Borille recebe uma taxa de administração (20%) que é paga pelo condomínio constituído.

No condomínio fechado, o condômino sabe quanto vai pagar no total?

A obra é a preço de custo por administração. No entanto, no Condomínio Fechado, o custo é estimado, podendo variar conforme evolução dos preços de mercado, sendo que o custo final será apurado próximo à conclusão da obra.

Há risco do custo efetivo ficar muito acima do custo previsto?

No caso específico da Construtora Borille, esse risco é pequeno, conforme demonstramos nas obras concluídas ao longo da nossa história (veja
todas as obras executadas com as respectivas variações no nosso escritório). O custo final do apartamento fica em torno de 30% abaixo do preço de mercado.

O que é custo previsto?

É a soma dos custos do material, da mão-de-obra, das taxas e de todas as despesas que compõem o orçamento.

Quando existe inadimplência no condomínio fechado, os demais condôminos pagam pelo inadimplente?

No condomínio por administração, se o condômino ficar inadimplente por 3 meses ou 3 parcelas não consecutivas, este é notificado e perde o direito sobre o apartamento, que será revendido para outro condômino ou novo participante do condomínio. Desta forma, o grupo de condôminos não é prejudicado.

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos?

Sempre mensalmente, em forma de boleto na conta específica do condomínio. A Construtora Borille não tem acesso ao dinheiro do condomínio, semente o contabilista e a comissão de representantes tem acesso a parte financeira do Condomínio, sendo fiscalizados pela Construtora e todos os condôminos.

O que acontece quando um condômino fica inadimplente?

Há cobrança de juros de mora e multa de 2% revertidos para o grupo de condôminos. De acordo com o que estabelece a lei 4591,de 16/12/64, a inadimplência de três parcelas, consecutivas ou não, já possibilita extra-judicialmente que a unidade seja notificada, tomada posse pelo condomínio, e revendida.

Como é feito o acompanhamento da obra no condomínio fechado?

A prestação de contas é fechada pelo contabilista e encaminhada para a comissão e condôminos, que a qualquer momento pode marcar uma reunião para esclarecer dúvidas. Assim também acontece com os condôminos, que podem a qualquer momento solicitar uma reunião. O acesso é livre à obra. A Construtora Borille também mantém um sistema de acompanhamento de obras no seu site na internet (www.construtoraborille.com.br), no qual é possível o cliente verificar todo andamento dos trabalhos.

No condomínio fechado, se os encargos sociais não forem recolhidos, ficamos sem poder escriturar o imóvel?

Sim, mas isso nunca aconteceu na Construtora Borille. A Borille assume fiscallização de todos os encargos e pagamentos em dia; sendo que os valores são pagos mensalmente pelos condôminos em guias elaboradas pelo escritório de contabilidade e fiscalizado pela Construtora Borille.

Posso dar meu imóvel usado como parte do pagamento?

O pagamento é feito ao condomínio, e não à Borille, por isso não é possível aceitar imóvel usado como parte do pagamento.

Sou corretor e quero vender os imóveis da Borille. O que devo fazer?

Tem que se credenciar à Construtora Borille para conhecer o produto.

Sempre quis comprar um imóvel da Borille, mas não consigo entrar em um grupo, só encontrando repasses com ágio. O que devo fazer?

Procurar o corretor credenciado, tomar conhecimento dos lançamentos e se inscrever, sem compromisso e sem pagamento de nenhuma taxa. Quando o empreendimento pelo qual você optou for lançado, você será chamado para confirmar sua adesão após todos os procedimentos legais.

Tenho que esperar a entrega do imóvel para fazer modificações no apartamento?

Isso varia de acordo com o empreendimento. É seguido aquilo que é acordado na escritura pública declaratória para instituição e convenção do condomínio, que é o documento que rege o que pode e o que não pode ser feito, estabelecido entre os condôminos.

O Condomínio fornece o crédito decorrente de materiais especificados e não utilizados?

Quando as modificações são autorizadas, a pessoa tem o crédito do que não é executado e paga pelo que é acrescido. A taxa de administração é cobrada. Em alguns empreendimentos, a Borille oferece no mínimo quatro opções diferentes de acabamento, e por isso não aceita modificações. Em outros empreendimentos, as modificações são possíveis obedecendo-se aos critérios estabelecidos na escritura pública declaratória para instituição e convenção do condomínio.

Posso adquirir materiais para a minha unidade através do departamento de compras da Borille, a preço de custo?

A Borille presta todo o serviço e assessoria aos condôminos, mesmo nas modificações permitidas, a preço de custo, considerando a mesma taxa de administração para execução da obra.

 

Conheça nossos empreendimentos!